Veja agora tudo o que você precisa para começar a fazer compostagem doméstica hoje
Se você é daquelas pessoas que acredita que para fazer uma grande diferença no meio ambiente é necessário tomar ações extremas ou complicadas, saiba que a compostagem doméstica é justamente o contrário.
Continue lendo o texto para pegar o checklist da compostagem.
1. Resíduos para compostagem
Primeiramente, o que você precisa são os restos de alimento, como cascas de banana, caroço de manga e abacate, e de outras frutas, talos de legumes como cenoura, batata, ou de saladas, sementes de moranga, e tudo mais que possa sobrar das suas refeições.
Sendo assim, esse primeiro item é muito fácil de ter, afinal, basta você se alimentar para gerar resíduos como estes. Você também pode incluir na lista as podas de plantas e grama cortada.
2. Serragem Maravalha
Antes de tudo, é importante seguirmos algumas recomendações da serragem ideal para o processo de compostagem.
Primeiramente, é necessário que esta serragem seja de madeiras não tratadas, ou seja, que não passaram por processos de envernizamento e outros.
Também é importante que esta seja maravalha, como mostra no vídeo abaixo, ela possui particular maiores do que a serragem convencional.
Caso contrário o processo de compostagem ficará mais demorado, porque quando as partículas de serragem são muito pequenas elas compactam o composto e dificultam o movimento das minhocas.
Porque usamos serragem na compostagem?
Resumidamente, usamos serragem na compostagem doméstica para que aconteça o equilíbrio de umidade e não gere mal cheiro dentro da composteira.
Por outro lado, de forma científica, usamos a maravalha na compostagem para que haja o equilíbrio entre Hidrogênio e Carbono.
Quando os alimentos entram em processo de decomposição as moléculas de Hidrogênio contidas neles passam por uma mutação e se tornam moléculas de Hidrogênio Amoniacal, o que causa o maus cheiro nas lixeiras.
Todavia, quando acrescentamos a serragem as suas moléculas de Carbono fazem uma ligação com as de Hidrogênio, e isso impede que o Hidrogênio de torne Amoniacal, ou seja, impede que o mau cheiro ocorra.
3. Minhocas Californianas para compostagem em casa
Muitas pessoas se surpreendem com este item, mas é isso mesmo. Você vai precisar de um punhado de minhocas californianas.
Elas as verdadeiras estrelas do processo de compostagem em casa. Elas amam os nosso resíduos orgânicos e podem comer uma quantia equivalente ao seu próprio peso por dia. Fatores que aceleram o processo dentro da composteira.
Nesse sentido, após a minhoca fazer sua alimentação ela fará aquilo que todo animal faz: defecar. E esse resultado é o que chamamos de húmus de minhoca ou terra vegetal.
4. Composteira Doméstica
Para reunir todos esses itens e fazer a reciclagem dos resíduos orgânicos da sua casa, você vai precisar de uma composteira!
Aqui na Compostex você encontra quatro modelos de composteiras para suprir as necessidades da sua casa ou empresa.
Nós indicamos as composteiras fechadas para que não corra o risco de atrair vetores indesejados como ratos e baratas.
As nossas composteiras são ideais para o uso caseiro e empresarial, pois além de serem fechadas, elas possuem suporte de madeira que eleva a altura do equipamento.
Adquirindo um kit completo da Compostex você receberá as caixas para compostagem, a caixa para coleta de biofertilizante líquido e torneirinha, o suporte de madeira, a rede de proteção contra insetos, além da tampa e pazinha de jardinagem.
Junto com o kit, você receberá um manual de uso e o nosso e-book exclusivo onde você aprenderá como fazer a compostagem na prática.
Passo a passo para fazer compostagem em casa
Agora que você já tem todos os itens necessários para começar, vamos ao passo a passo?
Primeiro de tudo, após instalar a sua Compostex, você irá reunir todos os resíduos que gerar durante um dia em um pote na cozinha, recomendamos aqueles potes de sorvete.
Essa etapa é importante porque se você colocar cada resíduo que gerar direto na composteira, pode acontecer de você ter um alto volume de serragem na caixa e assim sua compostagem ficará muito seca.
Então depois de reunir um volume legal de resíduos você os levará para a composteira e irá cobri-los com serragem, para que aconteça a ligação molecular que citamos antes.
Você seguirá esse processo
Passo 1: Coloque sua ComposTex em um local que não bata sol diretamente.
Passo 2: Coloque o composto com as minhocas no fundo da caixa, do lado oposto que você colocará o resíduo - ali inicialmente será a casa das minhocas.
Passo 3: Coloque uma camada fina de serragem maravalha sobre o composto com as minhocas.
Passo 4: Comece a colocar os resíduos, em montinhos, do lado oposto do composto com as minhocas, cubra esses resíduos com uma camada generosa de serragem. Cubra com serragem sempre que colocar resíduos frescos.
Repita o passo 4 até encher a primeira caixa.
Quando uma caixa estiver cheia, troque de lugar com a vazia e repita todo o processo, desde o passo 1.
Conte com a Compostex
Esse passo a passo que você acabou de ler é exatamente como ensinamos nossos clientes e alunos a fazer a compostagem em suas casas e empresas.
Não fique com dúvidas!
Sinta-se a vontade para fazer perguntas nos comentários ou entrar em contato conosco via WhatsApp, basta clicar aqui.
Você também pode adquirir a sua composteira pelo WhatsApp e receber um atendimento personalizado.
Ficamos por aqui, até a próxima, Amigos da Terra!
Comments